Reduzir a inadimplência é um dos principais desafios para os gestores de academia.
É preciso ter organização e criatividade para fazer com que os clientes mantenham as mensalidades em dia e permaneçam estimulados a praticar exercícios físicos durante o ano inteiro.
No entanto, existem alguns métodos que podem diminuir a quantidade de devedores da sua academia. Quer saber quais? Então confira a seguir:
É uma das medidas mais eficazes para minimizar a inadimplência. O Débito Recorrente (DCC) é uma forma de crédito em que as parcelas são descontadas todo mês, sem comprometer o limite inteiro do cartão do usuário. Por exemplo: se o plano anual de sua academia for R$ 1.200 e o aluno parcelar em 12 vezes, ele só precisa de R$ 100 de limite para o pagamento, pois a cobrança é feita mensalmente sem afetar no resto do saldo. Conheça mais vantagens do uso do Débito Recorrente:
A tecnologia é uma aliada importante das academias – tanto para o usuário, quanto para o administrador. Através de plataformas digitais, os clientes podem monitorar desempenhos, agendar aulas, avaliar professores, acompanhar pagamentos e até gerar relatórios de evolução corporal. Para os donos de academia, a tecnologia ajuda na gestão, controle financeiro, facilita o processo de cobrança, relacionamento, fidelização e retenção dos clientes.
Por isso, não hesite na hora de adquirir um software de gestão para sua academia!
Apresente todas as condições de pagamento, seja claro quanto às consequências da inadimplência e evite as letrinhas de rodapé para juros e outras contrapartidas financeiras. Transparência é a melhor forma de manter um cliente fidelizado.
O clima pode ser um problema para quem pretende equilibrar as contas no segmento fitness. No inverno, por exemplo, há uma queda considerável no interesse dos alunos, o que pode gerar inadimplência.
Por isso, aposte em planos de fidelidade, faça pacotes personalizados (trimestrais, semestrais, anuais) e considere utilizar programas de vantagens para quem utilizar a academia durante o inverno. Invista em ferramentas que atuam no retorno de clientes inativos e na conversão de visitantes em clientes.
Usuários de academias passam por uma série de particularidades que devem ser levadas em conta, como autoestima, hábitos e motivação. Por isso, seja mais do que um fornecedor: Invista em um atendimento de excelência e verifique com frequência se o serviço está de acordo com as expectativas do cliente. Assim, você ajuda o usuário a atingir os objetivos e, consequentemente, permaneça estimulado a frequentar sua academia.
Usuários inadimplentes não são necessariamente maus pagadores. Por isso, seja gentil e procure entender o motivo do cliente não ter quitado as mensalidades. Para que ele não se sinta intimidado, faça contatos iniciais por e-mail e ofereça alternativas de pagamento. Um bom software de gestão pode te ajudar nessas horas!
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