Você está visualizando atualmente 6 passos fundamentais para reduzir a inadimplência na sua academia

6 passos fundamentais para reduzir a inadimplência na sua academia

Reduzir a inadimplência é um dos principais desafios para os gestores de academia.

É preciso ter organização e criatividade para fazer com que os clientes mantenham as mensalidades em dia e permaneçam estimulados a praticar exercícios físicos durante o ano inteiro.

No entanto, existem alguns métodos que podem diminuir a quantidade de devedores da sua academia. Quer saber quais? Então confira a seguir:

• Invista no Débito Recorrente:

É uma das medidas mais eficazes para minimizar a inadimplência. O Débito Recorrente (DCC) é uma forma de crédito em que as parcelas são descontadas todo mês, sem comprometer o limite inteiro do cartão do usuário. Por exemplo: se o plano anual de sua academia for R$ 1.200 e o aluno parcelar em 12 vezes, ele só precisa de R$ 100 de limite para o pagamento, pois a cobrança é feita mensalmente sem afetar no resto do saldo. Conheça mais vantagens do uso do Débito Recorrente:

• Facilitar a fidelização – Além de minimizar a inadimplência, o DCC aumenta a possibilidade de fidelização dos clientes, já que trata-se de um processo mais cômodo, sem grandes burocracias e que não consome um limite alto do cartão de crédito.

• Ajudar na previsão de faturamento – Com as mensalidades em Débito Recorrente, fica mais fácil para o gestor calcular o faturamento anual da academia, já que todas as mensalidades são debitadas em uma data prevista. Não há o risco do cliente esquecer de pagar, por exemplo.

• Mais opções de planos – O DCC também dá a possibilidade de trabalhar com diversos formatos de planos, como trimestral, semestral, anual. Isso faz com que a empresa se enquadre aos diferentes interesses dos usuários.

• Dar mais oportunidade de reverter cancelamentos – Outras formas de pagamento (boleto, cheque ou plano mensal) facilitam a desistência do cliente. Isso não acontece com o Débito Recorrente, pois o cancelamento só pode ser feito de maneira presencial, dando mais oportunidade para você reverter essa decisão e convencê-lo a permanecer.

1. Adquira um sistema de gestão

A tecnologia é uma aliada importante das academias – tanto para o usuário, quanto para o administrador. Através de plataformas digitais, os clientes podem monitorar desempenhos, agendar aulas, avaliar professores, acompanhar pagamentos e até gerar relatórios de evolução corporal. Para os donos de academia, a tecnologia ajuda na gestão, controle financeiro, facilita o processo de cobrança, relacionamento, fidelização e retenção dos clientes.

Por isso, não hesite na hora de adquirir um software de gestão para sua academia!

• Seja transparente

Apresente todas as condições de pagamento, seja claro quanto às consequências da inadimplência e evite as letrinhas de rodapé para juros e outras contrapartidas financeiras. Transparência é a melhor forma de manter um cliente fidelizado.

• Cuidado com a sazonalidade

O clima pode ser um problema para quem pretende equilibrar as contas no segmento fitness. No inverno, por exemplo, há uma queda considerável no interesse dos alunos, o que pode gerar inadimplência.

Por isso, aposte em planos de fidelidade, faça pacotes personalizados (trimestrais, semestrais, anuais) e considere utilizar programas de vantagens para quem utilizar a academia durante o inverno. Invista em ferramentas que atuam no retorno de clientes inativos e na conversão de visitantes em clientes.

• Bom atendimento é fundamental

Usuários de academias passam por uma série de particularidades que devem ser levadas em conta, como autoestima, hábitos e motivação. Por isso, seja mais do que um fornecedor: Invista em um atendimento de excelência e verifique com frequência se o serviço está de acordo com as expectativas do cliente. Assim, você ajuda o usuário a atingir os objetivos e, consequentemente, permaneça estimulado a frequentar sua academia.

• Seja prestativo com os inadimplentes

Usuários inadimplentes não são necessariamente maus pagadores. Por isso, seja gentil e procure entender o motivo do cliente não ter quitado as mensalidades. Para que ele não se sinta intimidado, faça contatos iniciais por e-mail e ofereça alternativas de pagamento. Um bom software de gestão pode te ajudar nessas horas!

Faça uma experiência GRATUITA (microuniversity.com.br/teste-por-15-dias/) por 15 dias e confirme. Soluções completas em softwares para a sua academia por um preço que cabe no seu bolso.